Primeiro a escrita, depois a tecnologia do papel e do livro. A Preservação transcende a realidade física do objeto, sendo a informação contida de superior interesse e valor.
O ABM é uma instituição solicitada em grande escala por grupos de visitantes (de estudantes e outros interessados). Face a esta crescente realidade o ABM, pela ação do Serviço Educativo, coordena uma série de visitas guiadas e atividades de cariz prático com o objetivo de oferecer a mais completa experiência a quem o visita.
A Conservação e Restauro é uma ciência cujos objetos de estudo são únicos e quando ocorrem novos desafios é necessário proceder a testes e investigar novas soluções.
O Microfilme é uma técnica de reprodução de imagem em suporte de filme de poliéster de elevada qualidade e quando armazenado nas condições apropriadas, tem tempo de vida útil estimado de cerca 500 anos (1) e por esta razão é um suporte amplamente utilizado para a preservação de informação.
Os diferentes métodos e técnicas de união de folhas que fazem o papel "passar de bidimensional para tridimensional", da folha para o livro foram evoluindo ao longo da história, tendo o Conservador Restaurador o privilégio de os observar e analisar em cada livro no qual intervém.
O "fim de linha" para um documento em mau estado de conservação é o Restauro já que somente este tem metodologias para restituir a integridade física, química e estética de um documento.
A intervenção mínima sobre documentação com urgência para digitalização ou pedidos de consulta de leitores, acontece sob a forma da Conservação Curativa.
Guardar, proteger, selar objetos é uma necessidade para a correta preservação e conservação de documentos gráficos. Podemos acondicionar objetos de diversos tipos, dimensões e pesos sendo que cada caso é único e a solução personalizada.
A prevenção e o controlo de pragas são mais eficazes e económicas que ações de desinfestação de urgência, para além de menos danoso para os documentos.