Higienização
A proteção em termos de saúde passa por precaver a exposição a sujidade e poeiras provenientes dos documentos, antes, durante e após intervenção.
A higienização é uma etapa fundamental inserida no conceito de limpeza faseada e salvaguarda do utilizador e Conservador Restaurador em termos de saúde. Trata-se de um tipo particular de limpeza a seco por via mecânica, subdividido em duas fases:
- Primeira higienização - consiste na primeira limpeza do documento. Por vezes a documentação chega ao Conservador Restaurador de tal forma repleta de sujidade que nos é impossível fazer uma correta leitura e caracterização do estado de conservação do documento. Deste modo é feita uma primeira limpeza para facilitar o seu acesso e proteger o Conservador Restaurador de sujidades e poeiras.
- Higienização de acabamento - a intervenção de um documento pode produzir resíduos como pedaços de papel japonês ou até sujidades mais agregadas que se soltam. É imperativo fazer uma higienização de acabamento para a remoção de quaisquer resíduos antes de classificar o documento como apto para consulta ou acondicionamento.
Em suma, a higienização pode ser descrita como o primeiro e último contato com um documento a intervir, preparando-o primeiramente para a intervenção e posteriormente para a fruição.
Jani Santos