Controlo das Condições Ambientais
Um dos aspetos essenciais na preservação de qualquer tipo de material, ainda mais nos documentos gráficos, é o controlo das condições ambientais dos espaços onde estes estão alojados, acondicionados ou depositados.
O Controlo das Condições Ambientais é uma das mais importântes áreas da Preservação, cuja ação incide no controlo de determinados fatores de degradação como a Temperatura, Húmidade e Luz (1).
Esta ação tem como objetivo a verificação e manutenção destes fatores dentro dos intervalos optimais para a preservação das diferentes tipologias de bens, sendo que para os documentos gráficos, em geral, recomendados valores entre os 18º-19ºC de Temperatura, 50-55% de Humidade Relativa (2) e limite standart para radiação ultravioleta é de 75 µW/l (3).
Para a manutenção dos valores dentro destes intervalos são acionados equipamentos como:
- Desumidificadores - para quando a humidade relativa é demasiado elevada;
- Equipamentos de refrigeração - para quando a temperatura é demasiado elevada;
- Humidificadores - para quando a humidade relativa é demasiado baixa;
- Equipamentos de aquecimento - não são usados já que quanto mais frio é o local de armazenamento de documentação, maior é a estimativa de anos de preservação.
___________________________________________________________
Referências
(1)
- Humidade é água em estado gasoso na atmosfera (vapor); Humidade Relativa é a razão entre a humidade e espaço de atmosfera, como por exemplo uma sala.
(2) - https://www.getty.edu/conservation/our_projects/science/climate/paper_michalski.pdf
(3)
___________________________________________________________
Jani Santos